Mitos e verdades sobre a acne!

Oi meus amores, tudo bem? Espero que sim!

O post de hoje, é muito interessante. A acne é um dos grandes problemas que principalmente nós garotas temos em relação a estética, e a nossa aparência.

Como referência para nosso post de hoje, vou usar o folheto do kit mary kay que eu fiz uma resenha, no final da postagem eu vou deixar os links de tudo que eu usei como base, e vou deixar o link da resenha também (:


Vamos lá?

Primeiro: Como surge a acne?

"Diariamente, as células da pele morrem e são substituídas por novas. Em uma pele com tendência á acne, as células mortas - que normalmente seriam eliminadas - permanecem, fazendo com que a oleosidade fique reida nos poros. Como a pele continua produzindo óleo, a obstrução cresce resultando em acne. Resumindo: Quando o óleo se acumula dentro de um poro, surge um ponto de acne."
Fonte:Folhetinho da Mary Kay

Os mitos e as verdades... mas só alguns!

  • Comer chocolates ou alimentos fritos e/ou gordurosos causa acne. - Falso!

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia: Diversos estudos científicos não encontram nenhuma conexão entre a dieta alimentar do indivíduo e a tendência a acne.

  • O clima interfere na qualidade da pele. - Verdadeiro!
Com certeza! Naqueles dias de calor intenso, a alta temperatura junto á filtros solares gordurosos, aumentam a oleosidade da pele. Tem que consultar o dermatologista para ver que protetor solar você pode usar, qual é o certo pra sua pele, nada de sair comprando sem saber!

  • Sol ajuda no combate a acne. - Falso!
Pode até ser que o sol seja nosso amigo e ajude um pouco na melhora durante o processo inflamatório, mas nada é comprovado cientificamente. 

  • A acne é hereditária. - Verdadeiro!
Infelizmente, é verdade gente! A genética é a maior culpada disso tudo, se seus pais tiverem acnes na adolescência deles, acredite, você tem fortes chances de ter também!

  • Acne é causada pela falta de higiene - Falso!
A acne é uma doença muito comum, mas ela é causada por fatores internos, lá nas camadas profundas da pele, assim qualquer um pode ter acne.

  • Exercícios ajudam a melhorar a acne. - Verdadeiro!!!
Vamos botar aquele velho tênis e correr gente! Vamos voltar pra academia, nadar, qualquer exercício! Além de ficar com um condicionamento físico melhor, vai melhorar a circulação sanguínea, oxigenando vários órgãos do corpo, inclusive a pele! Ah, e a pele é um órgão sim!

  • Creme dental diminui a espinha - Falso!
Na pasta de dente não tem nada que seja específico para tratamento da pele, pode até piorar sabiam? Por que pode piorar e tapar o poro, que em uma linguagem mais médica, é dificultar a eliminação da secreção sebácea, olha que responsa? E se tapar o poro, o que acontece? Cravos e espinhas na certa!

  • Existe algum anticoncepcional que provoque acne. - Falso ou Verdadeiro? 
Meninas, olha só que interessante essa "pergunta". De acordo com os dermatologistas, existem alguns anticoncepcionais orais que melhoram a acne, por causa de uma substância que diminui a captação do hormônio testosterona periférico, junto aos receptores das glândulas sebáceas! Eu particularmente, fiquei um pouco no ar com essa resposta,por isso vale ressaltar que um efeito colateral se tornou positivo! Mas como o dermatologista afirmou no site, só alguns tem essa propriedade! 

  • Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas. - Verdadeiro!!!
Pior notícia, mas não é novidade nenhuma! O dermatologista usa essas palavras: "Cosméticos muito gordurosos ou do tipo 'pancake' podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos 'oil free' ou 'não comedogênicos' são os mais indicados neste caso. "



Gente, depois desses esclarecimentos, acho que devemos tomar mais cuidado certo? Com o que a gente anda acreditando por aí, cuidado na hora de comprar produtos sem a consultoria de um médico específico, e isso em relação a todas as áreas! Não é só a pele não viu?


Espero que tenham gostado do post, que eu assumo, foi super improvisado, não era isso que eu tinha programado, mas enfim, ta aí! Não posso deixar de postar!

Um grande grande grande beijo, Ju ♥




Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Já sabia de praticamente tudo isso, mas é sempre bom dar uma relembrada, né? Eu tenho a maior preguiça do mundo de tirar a maquiagem antes de dormir e, como quase nunca tenho espinha (genética boa pelo menos nosso hahaha) aí sim que eu acabo esquecendo ou "querendo" esquecer haha mas sei que a minha pele não vai ficar boa para sempre então darei um jeito de mudar isso.

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Genética boa mesmo! Ajoelha no milho e agradece menina! Hahaha
    Pois é, nada que é bom dura tempo demais para ser aproveitado, já digo eu!
    Um beijo, Ju ♥

    ResponderExcluir