Repaginando conceitos: Feminismo


Como assim Feminismo?

Vamos partir do princípio, o que significa?
"É um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres"

Onde e como começa?

Partindo do pressuposto que é um movimento "feminista", isso começa a brotar nas mulheres, mas não quer dizer que homens também não possam apoiar. Hoje em dia este movimento tomou proporções tão grandes, que ambos os sexos, héteros ou homosexuais, diferentes classes étnicas e religiosas estão apoiando o mesmo.

Como a sociedade feminista expande o feminismo?

A ideia central do feminismo, é a igualdade de direitos, que nada mais é do que por exemplo, a igualdade de salário, mesmas oportunidades de emprego, mesmas condições sociais entre outros. Mas de uns tempos para cá, digo, pouco tempo, este conceito vem se perdendo, e se perdendo feio. Na minha humilde opinião, acho que as pessoas (mulheres e homens) tem pensado que feminismo é a mulher que não precisa do homem para absolutamente nada, e quando eu digo nada, eu incluo este tipo de situação:
(Peguei no facebook).

A imagem fala por si só, e não precisa de descrição, deu para perceber o que a sociedade pensa do movimento feminista, através deste quadrinho? Há outros exemplos também, como, levar a igualdade dos direitos entre os sexos ao pé da letra, como não depilar as axilas. Isso é um gosto pessoal, eu na minha opinião acho isso nada higiênico para uma mulher, mas se você usa, tudo bem, só que levar isso como manifesto feminista na minha opinião, não adianta de nada, já que você não precisa: tirar seu sutiã na rua só por que os homens andam sem camisa, não mais depilar suas axilas entre outras partes por que os homens não depilam, ou não usar absorvente no seu período menstrual. O movimento vem principalmente da sua busca pelos direitos, sem ferir sua integridade, dignidade e tendo respeito por sí próprio.

"Em um famoso discurso durante o lançamento da campanha #HeForShe Emma Watson, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e atriz, explicou essa questão: '[Atualmente] homens também não têm o benefício da igualdade. Não queremos falar sobre homens sendo aprisionados pelos estereótipos de gênero, mas eles estão. Quando eles estiverem livres, as coisas vão mudar para as mulheres como consequência. Se homens não têm que ser agressivos, mulheres não serão obrigadas a serem submissas. Se homens não têm a necessidade de controlar, mulheres não precisarão ser controladas. Tanto homens quanto mulheres deveriam ser livres para serem sensíveis. Tanto homens e mulheres deveriam ser livres para serem fortes'.".
Fonte do discurso: Clique aqui

Resumo da minha opinião:

Eu acho que as mulheres de hoje em dia, ou nós, jovens mulheres do futuro, devemos sim conquistar nosso direito. Nós não somos obrigadas a aceitar o "lugar de mulher é com a barriga no fogão". Antes de sermos mulheres, somos seres humanos assim como os homens, dotados das mesmas qualidades e das mesmas oportunidades de conhecimento. Já conquistamos muitas coisas no decorrer da história e não podemos deixar isso morrer assim, por que não conseguimos responder a altura esses comentários machistas, e apelar para a o escândalo, que não adianta em nada.

Não devemos generalizar, eu sei disso, existem as exceções de ambos os lados, mas já parou para pensar, que o lado machista da história, não separa as pessoas, ele sempre trata o movimento feminista em conjunto. Então vamos repensar nossas atitudes na hora de lutar pelos nossos direitos.

As feministas de verdade não odeiam os homens, elas só querem o mesmo direito, por que não receber um salário igual e estar no mesmo cargo de mesma importância? Não é um querendo tomar o lugar do outro, é apenas a tentativa de conseguir as mesmas oportunidades, isso não deveria ser tão complicado.

Podemos ser quem nós quisermos, tanto os homens quanto as mulheres, não vamos nos perder nem nos segregar desta forma. Vale a pena entrar neste link e ler esta matéria que o site M de Mulher fez sobre 11 mentiras batidas sobre o feminismo que precisam parar de ser repetidas.


Sei que este texto não é digno de um link no wikipédia, mas é para que possamos discutir alguns assuntos que vem sendo tratados na nossa sociedade e tal, qualquer coisa, se quiserem discutir mais opiniões, de forma saudável e sem maiores problemas, comenta esse post, vou adorar saber sua opinião sobre este assunto!

Até o próximo repaginando conceitos, um beijo, Ju ♥

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

3 comentários:

  1. A imagem que você retirou do facebook representa uma mulher feminazi, não uma feminista, a diferença entre os dois termos é gigantesca e, infelizmente, isso acaba gerando histórias ruins para contar sobre o feminismo, já que muita gente não entende (ou não quer entender) que existe diferença entre os dois. E, a questão sobre os pelos: na verdade, manter os pelos é um ato saudável, tanto nas axilas quanto nas partes íntimas. O pelo é uma proteção, sabe? Mas eu não me sinto a vontade com eles então me depilo, mas não vejo nada demais em quem decide não depilar, nem entendo por que há um tipo de "orgulho" nisso tudo, considerando que deveria ser um ato normal. Eu gostei muito do seu texto. Não são tantas Blogueira que abordam esse tema hoje em dia, né?

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esqueci completamente que não estava na minha conta e respondi seu comentário, mas enfim. Concordo super com você, e eu peguei essa imagem por que muita gente confunde mesmo, eu pesquisei muito antes de fazer esse "repaginando conceitos", acho que é isso que falta hoje em dia, pesquisa, informação. Em relação aos pelos, concordo de novo! Muito obrigada pelo elogio! Um beijo, Ju ♥

      Excluir